Enquanto comemora um ano da primeira hamburgueria em Portugal, o chef Vini Lisboa está inaugurando a segunda operação do Santo Graal no país. O empreendedor quer crescer mais e, em breve, a marca virará uma rede de franquias.
Lisboa tinha um restaurante no bairro Tristeza, em Porto Alegre. Só que foi assaltado no trabalho e também em casa. Em uma viagem de férias para Portugal, decidiu que era lá que queria morar com a família. Na volta ao Brasil, vendeu tudo e iniciou os trâmites para a mudança.
No país europeu, formou sociedade com um empresário local e começou a operação do Santo Graal por lá. A história foi contada por Vini Liboa em entrevista ao programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha).
— Portugal é um país para se investir e não para vir trabalhar. Os salários não são altos — avisa o empresário.
Questionado sobre como é empreender em Portugal, disse que é mais fácil. Há certeza quanto ao fornecimento e preço de insumos. A carga tributária é simples, mesmo que o encargo social também seja alto. Além disso, o brasileiro sai na frente, diz ele:
— No Brasil, somos preparados para administrar o caos.
A ideia é abrir mais duas unidades do Santo Graal ainda no primeiro semestre de 2019. A expansão por franquias ocorrerá logo, com investimento inicial de 130 mil euros por hamburgueria, aproximadamente. O chef Vini Lisboa já está conversando com empreendedores interessados em abrir o negócio. Inclusive, brasileiros. Para mais detalhes e também informações sobre os trâmites para morar em Portugal, ouça abaixo a entrevista ao programa Acerto de Contas. Domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha. Contato com o chef pelo e-mail chefvinilisboa@gmail.com.