Quando publico os rankings de melhores empresas para se trabalhar, é certo que ficará entre as colunas mais lidas. E não surpreende as pessoas quererem saber os lugares onde é bom passar, talvez, a maior parte do dia. É possível que o próximo link que elas buscarão é o "Trabalhe Conosco" no site das companhias em destaque.
As empresas costumam ter metas e colocá-las para os funcionários. Mas o que mais provoca a dedicação das pessoas é o propósito, palavra que está bem na moda, aliás.
A meta envolve atingir um resultado, enquanto o propósito engloba mais a motivação. Adivinha qual faz o trabalhador acordar pela manhã, organizar o dia mentalmente enquanto toma banho e querer chegar logo no emprego para colocar a mão na massa?
Quando o propósito na empresa se mistura com o que a pessoa projeta para a própria vida, o funcionário veste a camiseta, a calça e as botas. Não é coincidência que oito em cada dez empresas do último ranking nacional do Great Place to Work tenham profissionais responsáveis por combater a discriminação e promover a diversidade.
Já o salário pode até não aparecer no topo da lista de importância na relação entre empresas e funcionários, mas certamente a remuneração pesou quando os entrevistados marcaram o item "Oportunidade de crescimento". Na pesquisa do GPTW, ela foi citada por 46%. Ou seja, o trabalhador pode até não ganhar como gostaria agora, mas precisa ter perspectivas. Quanto mais transparentes e concretas forem, melhor. Diria até que o salário é parte também da segunda opção mais citada, que é "Qualidade de vida".
Por fim, destaque para o investimento no crescimento dos funcionários. No ranking do Rio Grande do Sul em 2018, 38% das premiadas oferecem verba para os trabalhadores usarem no programa de desenvolvimento que quiserem, contra 20% do ano anterior. Houve aumento também para bolsas de estudos e cursos, oferecidos por cerca de 80% das empregadoras em destaque. Os dois lados ganham. O funcionário cresce e sente-se valorizado. A empresa se beneficia da aplicação do conhecimento e com o engajamento, que está sempre ligado à satisfação do trabalhador.