No último domingo (18), Gerson Holz abriu a porta da sua loja em Nova Petrópolis às 9h01 para receber os clientes. Sete minutos depois, entrou um assaltante armado, rendeu o empresário e encheu sacolas com exatos 767 frascos de perfumes.
A Perfumes de Luxo até tinha sido arrombada em uma madrugada do ano passado. O que impressionou Holz agora foi ser em um domingo pela manhã e a violência do criminoso.
- Ele chegou com lacres para amarrar as pessoas e gritava que estava com a minha família. Isso não acontecia aqui na cidade. Fiquei ainda mais assustado ao ver, no vídeo do assalto, que o cara apontava a arma várias vezes para a minha cabeça. E se atirasse?
Enquanto digitaliza os documentos para acionar o seguro, o empresário torce que não ultrapasse os R$ 200 mil de limite da apólice. Precisa que seja rápido, já que cerca de 60% do estoque foi levado e um terço da venda do ano acontece em novembro e dezembro.
- Minha filha perguntou se tinham levado os bichinhos de pelúcia que enfeitam a loja para as crianças. Questiona também por que os tios maus entraram na loja de novo - conta.
Gerson Holz cogitou desistir da loja física. Só que no dia seguinte um cliente de Gramado foi fazer uma compra, depois uma consultora de São Leopoldo que atua em Nova Petrópolis também apareceu para comprar um perfume. Ambos disseram ter ido porque souberam do assalto e queriam ajudar.
- Aí, o colega da lotérica disse que foi assaltado três vezes e com o tempo esse sentimento vai passando. Que vai dando vontade de tocar o negócio e fazer de novo. Hoje, estou com gana de colocar tudo no lugar - conta o empresário.
Ao mesmo tempo, agradece que não entrou cliente na hora, até mesmo porque é a época de maior movimento no comércio da Serra. Inclusive, a colunista aqui passou na loja na manhã do dia anterior com os filhos.
- Ainda bem que não tinha hospedagem na Serra e vocês não vieram me visitar no domingo de novo.