Importante indicador de expectativa de vendas, o varejo de Porto Alegre contratará mais trabalhadores temporários para o final de ano em 2018. A conclusão apareceu na pesquisa do Sindilojas Porto Alegre, antecipada para a coluna Acerto de Contas.
O último trimestre é a principal época de vendas do comércio. Já contava com o Natal e o período ainda foi turbinado com a consolidação da liquidação Black Friday no final de novembro, que já é responsável por grande parte da comercialização de eletrônicos e outros produtos de maior valor agregado.
O número médio de funcionários que cada loja pretende contratar praticamente não mudou. Ficou em torno de 2,43, contra 2,4 do ano passado.
No entanto, aumentou o percentual de lojas entrevistadas que pretendem abrir vagas temporárias de final de ano. Passou de 12,5% em 2017 para 17,5%. Sete em cada dez responderam que vão contratar temporários porque projetam aumento do movimento de clientes e também de vendas.
"(...) 57% dos consultados prevê estender a contratação por um período de 90 dias - contemplando tanto o movimento de Black Friday e Natal, como também as liquidações e promoções de final ano que começam logo após o dia 25 de dezembro", analisa o Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre.
Outro ponto destacado pelo Sindilojas é a duração do contrato. A média ficou em 72,86 dias, mas 57% dos lojistas ouvidos disseram que manterão os funcionários por 90 dias. A maior parte dos lojistas informou que contratará já em outubro.
As vagas mais procuradas: vendedor, estoquista, balconista, caixa e empacotador. Nesta ordem de relevância. O que é fundamental no candidato, segundo o empresário? Também nesta ordem: dedicação, pontualidade, ambição, atender bem e empenho.
O Sindilojas realizará o curso "Prepare-se para as vagas temporárias no varejo", nos dias 2 e 3 de outubro. A qualificação será oferecida gratuitamente pelo Sindilojas Porto Alegre para os candidatos que pretendem concorrer às oportunidades temporárias de caixa e vendedor. As inscrições são gratuitas e abertas ao público, pelo site sindilojaspoa.com.br.