Lojista há anos em Porto Alegre e da direção de várias entidades do varejo, Sérgio Galbinski enviou para a coluna um desabafo sobre a Black Friday. A liquidação copiada dos Estados Unidos acontece, oficialmente, nesta sexta-feira (24), apesar de o varejo estar há semanas anunciando promoções.
As ponderações de Galbinski já foram ouvidas pela coluna em outras ocasiões e ditas por outros empresários. Ele diz que a liquidação, como é feita, represa vendas anteriores, sendo que muitas acabam deixando de ser feitas.
Vendas que não acontecem afetam o resultado final do setor, obviamente. Mas tem outro ponto, que é a redução da margem de lucro dos produtos em oferta. Agora, se isso não ocorre, é porque não há redução de fato nos preços.
Na conversa após o desabafo, Sergio Galbinski lembra que, nos Estados Unidos, a Black Friday cai no meio de um feriadão, de vendas baixas. Lembra o Liquida Porto Alegre, criado em fevereiro para movimentar vendas.
Entre outras empresas, Galbinski é proprietário da Casa Louro.
Leia o desabafo completo enviado para a coluna:
"Esta se tornou uma semana fraca de vendas. Deve ser por represamento de compras pelos consumidores que estão esperando pelo Black Friday.
De que adianta alguns lojistas fazerem uma promoção de valor avisando com SUPER antecedência se o público, sabedor que a promoção vai acontecer, vai comprar menos nos dias que antecedem a promoção?
Me parece que o total das vendas vai ficar igual ou diminuir, e o pior é que a margem geral vai diminuir também.
O ideal seria trocar a data para não diminuir o resultado final, que é o que importa."