Espalha-se pelo país uma empresa criada em Porto Alegre em 2017 e chamada pela coluna Acerto de Contas na época de "shopping de delivery". A capital foi o teste do Delivery Center, negócio inspirado na China e fundado pelo empresário Andreas Blazoudakis, gaúcho que participou da criação da Movile e do PlayKids.
A empresa já está com seis unidades em shoppings do Rio de Janeiro e abrirá outras seis. Instalou o primeiro em São Paulo, mas a cidade terá 40 pontos, conforme o empresário antecipou no último programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha).
- Em São Paulo, é mais complexo porque a área de abrangência é enorme. A partir de janeiro, teremos uma implantação em massa na cidade. Um ponto por semana.
Em Porto Alegre, o Delivery Center começou no Shopping Total, abriu uma central na Avenida Protásio Alves e segue a expansão. Falta a zona sul da cidade, que passará a ser atendida em breve quando for finalizada a negociação com outro shopping.
Na unidade central, há as chamadas "dark kitchens" (cozinhas escuras, na tradução literal) As empresas de gastronomia que atuam tradicionalmente com restaurantes abrem apenas cozinhas para atender somente no delivery. Três marcas novas estão se instalando: Giraffas, Spoleto e Koni, que juntas têm mais de 1 mil operações pelo país. O atrativo é que esta operação exige metade do investimento de uma franquia normal.
Com este conceito, a ideia é também levar marcas gaúchas para fora do Rio Grande do Sul. Duas empresas daqui já pediram reservas para unidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.
- São fortes em Porto Alegre, mas não são conhecidas lá fora, e nós ajudamos a identificar franqueadores - conta Blazoudakis.
A meta da empresa é ter 200 centrais de delivery nas 10 principais capitais brasileiras. O discurso é combinar a expertise do comércio tradicional com a da Delivery Center, que é a venda online integrada com a logística urbana.
Ouça o programa Acerto de Contas. Domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha: