Analista-chefe da Geral Investimentos, Carlos Müller está indicando ações de três empresas que decepcionaram no lucro no terceiro trimestre do ano. São elas: Petrobras, Vale e Itaú.
Mas como assim? Qual o motivo para comprar papéis de uma companhia que não apresentou um desempenho como o esperado?
Müller enviou para a coluna Acerto de Contas uma tabela com o desempenho de empresas que representam 75% da composição do Ibovespa, o índice da bolsa de valores de São Paulo, B3. Comparou com as expectativas dos analistas para os resultados, divulgadas pela Bloomberg. Apenas cinco das 18 empresas trouxeram resultado superior às estimativas.
Petrobras teve lucro 20,3% abaixo do esperado. Vale ficou 15,2% abaixo da expectativa. Já o Itaú teve um desempenho 7% inferior ao previsto.
- O principal motivo foi o impacto do resultado financeiro das empresas sobre seus lucros. A variação cambial do período teve reflexo importante em muitas empresas que possuem dívidas vinculadas ao dólar - detalhou o analista.
Carlos Müller acrescenta que o balanço ter decepcionado não torna o investimenro ruim. Até mesmo porque o mercado financeiro sempre olha para frente, tentando antecipar movimentos futuros.
-Os balanços divulgados são uma fotografia de algo que já passou. Agora, o importante é considerarmos o que virá pela frente, pois a grande maioria das empresas tem feito o dever de casa e as perspectivas são muito boas.
Para o analista, Petrobras, Vale e Itaú são empresas sólidas e rentáveis e explica:
- Itaú segue sendo o maior e mais rentável banco brasileiro. Vale é uma empresa grande, consolidada, forte geradora de caixa e boa pagadora de dividendos. E Petrobras tem melhorado sua operação, diminuído o endividamento e tem boas perspectivas pela frente.