O Rio Grande do Sul voltará a ter lojas Pernambucanas. Já em novembro, a rede de varejo inaugura duas operações no interior do Estado. A informação foi antecipada para o programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha). Inclusive, relembre aqui o famoso jingle da Pernambucanas.
A primeira loja será no Passo Fundo Shopping, que tem inauguração marcada para sete de novembro. A outra operação abre no fim do mês em um shopping de Pelotas.
Cada unidade tem mais de 1 mil metros quadrados. As lojas venderão itens vestuário para mulheres, homens e crianças, além de itens de cama, mesa e banho, cortinas e tapetes. Produtos de tecnologia, informática e eletroportáteis completam o mix das lojas.
A Pernambucanas tem 110 anos. A marca tinha operações fortes no Rio Grande do Sul nos anos 90, mas era operada por outra parte da família. Agora, as lojas que serão abertas são da companhia de São Paulo.
CEO da Pernambucanas, Sérgio Borriello detalhou os planos de expansão para a coluna. Disse que a escolha de Passo Fundo para a estreia ocorreu pela qualidade do shopping que está sendo construído no município. Pelotas foi uma oportunidade pela saída de concorrentes da cidade.
E mais, o executivo antecipa que o centro de Porto Alegre terá uma Pernambucanas em breve. Outras duas operações no Rio Grande do Sul estão sendo negociadas, mas a expansão é mais ambiciosa ainda.
A Pernambucanas trabalha para fechar o ano com mais de 340 lojas no país. Sobre expandir negócios enquanto a economia ainda não engata a retomada e há incertezas políticas, Borriello lembra de quanto tempo tem a empresa:
- Temos 110 anos. Somos parte da história do Brasil. Já passamos por crises e não é isso que vai nos afugentar de fazer investimentos. Nós ajudamos a cidade a se desenvolver - argumenta o CEO.
Segundo Borriello, a Pernambucanas foi a primeira empresa a usar o código de barras nas etiquetas. Agora, investe forte na transformação digital. Entre as mudanças, está o Wifi grátis nas lojas e o aplicativo que dá descontos aos clientes.
- Apostamos no chamado "Figital", que une o melhor do físico com o digital. O formato tradicional, atrás do balcão, abre espaço para uma experiência mais dinâmica por meio de tablet, totem de Central de Relacionamento Pernambucanas, aplicativo com a Sacola de Descontos e Wi-Fi gratuito nas lojas. Os clientes também contam, em todas as lojas, com a emissão instantânea do cartão Pernambucanas Elo. A concessão do crédito ocorre em até sete minutos, via tablet, e com apenas mais 3 minutos, o cliente recebe em mãos o seu cartão.
Borriello também citou o investimento na criação da marca própria da Pernambucanas. Serão itens para casa.
Ouça entrevista completa do CEO da Pernambucanas, Sérgio Borriello, para o programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha):
Peça publicitária fez sucesso na década de 60 e segue na memória dos consumidores: