Um empresário do Rio Grande do Sul criou um clube de assinaturas de gravatas. Mauro Monte Costa, de 42 anos, é engenheiro civil e atuava no mercado da construção.
O Club Tie foi lançado em junho e já tem mais de 20 assinantes, que ficam no Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. O investimento no negócio foi de R$ 60 mil.
- Eu fiquei anos pensando em algum plano B fora da área da engenharia. Durante três dias e três noites, foquei em decidir qual produto oferecer, até que cheguei nas gravatas. Pelo menos por enquanto, eu não preciso de uma super estrutura, já que não trabalho com estoque e nem com loja física - conta Conte.
A empresa envia uma gravata diferente por mês aos assinantes, que não saberá qual é o modelo até abrir a embalagem. São duas opções de assinaturas:
Plano Diamante - gravata de pura seda feita à mão. Preço: R$ 259,90 por mês.
Plano Ouro - gravatas de tecidos sintéticos, linho e algodão. Preço: R$ 89,90 por mês.
Todas as gravatas são exclusivas, garante ele. Junto com o produto, vai um material com desenhos de nós de gravatas, dicas de saúde e outras informações.
Será que tem demanda do cliente para uma gravata por mês? Mauro Conte diz que o alvo são homens que usam traje social diário.
- Pessoas que, aparentemente, ficam impossibilitados de inovação, ousadia e personalização dos guarda-roupas de trabalho. Nesses casos, a gravata é um trunfo. É nela que o homem assina a sua personalidade - argumenta o empreendedor.
O Club Tie tem uma política de logística reversa. Funciona assim: cada assinante, a partir do terceiro mês de assinatura, tem direito a dois envios anuais das gravatas que não usa mais. O envio é custeado pelo clube de assinaturas e as gravatas são destinadas a ONGs com projetos sociais. Além disso, 10% do valor de cada assinatura é destinado para duas instituições que fazem trabalhos sociais, o Projeto Camaleão e a Horta Comunitária Joanna de Ângelis.