Termina nesta quinta-feira a Expoagas, evento anual e tradicional realizado pela Associação Gaúcha de Supermercados. A AGAS sempre aplica um questionário para supermercados e expositores, que foram 372 neste ano.
A entidade antecipou para a coluna Acerto de Contas o resultado de duas perguntas:
Acredita que a crise mudou os hábitos do consumidor gaúcho?
Sim - 90% (96,2% em 2017)
Não - 8% (3,8% em 2017)
Não respondeu - 2%
Percebe o consumidor mais seguro em gastar?
Sim - 39% (51,9%, 2017)
Não - 56% (44,2%, 2017)
Não sabe / Não respondeu - 5%
Os supermercados costumam sentir por último a crise, já que as pessoas demoram para começar a economizar em comida. A queda costuma ser maior em faturamento do que em volume. Presidente das AGAS, Antônio Cesa Longo costuma dizer que as pessoas deixam de comprar bolo para comprar pão. Outro exemplo comum no setor é trocar o iogurte pelo leite. O movimento contrário ocorre em tempos de bonança.