Gerente-executiva da Meta Assessoria Empresarial, Angelita Garcia está na Apas Show, um evento de supermercados em São Paulo. Assitiu pela manhã um painel com executivos da Coca-Cola, Grupo Pão de Açúcar e Carrefour com o tema "Como preparar a empresa para o Varejo futuro".
Angelita mandou para a coluna Acerto de Contas anotações do que está sendo discutido do painel. São questões bastante parecidas com os dilemas dos varejistas aqui do Rio Grande do Sul.
Problemas atuais a serem enfrentados pelo varejo:
1 - Logística tem de ser mais eficaz.
2 - É preciso eliminar rupturas. Principalmente, nos produtos de maior giro. Varia bastante de loja para loja, diz Angelita. Depende da eficácia de operação dos supridores. Área da mercearia de alimentos é o grande vilão da ruptura em supermercados.
3 - Estatísticas mostram que somente os médios e pequenos atacarejos estão crescendo. São estabelecimentos que vendem tanto produtos individuais como em maior quantidade com preço diferenciado. Os grandes atacarejos como os dos painelistas estão estagnados.
4 - Redução do turnover do varejo, que é a rotatividade de funcionários.
5 - Transformar a frente de caixa no máximo possível em self checkout. Grupo Pão de Açúcar argumenta que reduz em 50% a demora de pagamento na frente de caixa e o cliente gosta porque é ágil.
6 - Deixar os produtos preparados pela prestação de serviços da loja com preço acessível e equilibrado com o produto da gôndola, também chamado de in natura.
CEO do Carrefour, Noël Prioux foi questionado sobre qual o grande segredo de se ter um forte atacarejo. A empresa é dona das lojas da bandeira Atacadão.
— Basta ter um baixo preço, uma marca própria forte, oferecer produtos de boa qualidade e ter lojas de proximidade e de fácil acesso ao consumidor — respondeu o executivo.