Como antecipado pela coluna Acerto de Contas, a Advent International vai mesmo apostar com força em lojas no formato de atacarejo com a compra do Walmart Brasil. São operações que mesclam características de atacado e varejo.
No Rio Grande do Sul, as vendas dos atacarejos cresceram 13% em 2017. O setor em geral teve alta de 2,4%, segundo a Associação Gaúcha de Supermercados.
Sócio do fundo de investimentos, Patrice Etlin confirmou a intenção em evento realizado em São Paulo. A mudança deve ocorrer, principalmente, em hipermercados e lojas que não são lucrativas. A Advent deve investir mais na mudança das lojas do que na abertura de novas unidades.
Aqui no Rio Grande do Sul, a rede norte-americana tem hipermercados da marca BIG, bandeira que estava sendo extinta e tranformada em Walmart. Também é dona do Maxxi Atacado. Os supermercados Nacional também estavam no processo de reforma e mudança de marca. Sete lojas já tinham sido reformadas.
Uma grande dúvida é quanto à manutenção das bandeiras. A Advent disse que pagará royalties ao Walmart para usar marcas globais do grupo. Sobre as marcas regionais, a empresa compradora ainda está decidindo. Haverá investimento no Sam´s Club, que é o clube de compras, e o e-commerce será tranformado em market place, tendência nos sites de grandes redes de varejo para venda de produtos de outras empresas também.
A transação deve demorar entre 45 e 60 dias para ser fechada. Ainda precisa de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Lembrando que o fundo de investimentos também é dono da Quero-Quero, rede de varejo do Rio Grande do Sul.