Que o salmão está cada vez mais salgado no preço, a coluna Acerto de Contas já tinha avisado. Relembre aqui: Preço do salmão dispara e vai subir mais. Entre os motivos, estão a produção menor na Noruega, aumento radical de consumo na China, colheitas antecipadas no ano passado devido à demanda e risco de mortalidade por algas, Estados Unidos comprando mais do Chile e Copa do Mundo elevando encomendas de salmão pela Rússia.
Então, chamou a atenção a garantia que a Temakeria Japesca deu para a coluna de que não aumentará os preços no cardápio. Um alívio para os apreciadores de sushi e sashimi.
Como equilibrar essa gangorra de custo até 50% mais alto em um importante insumo da comida japonesa e os preços ao consumidor? Diretor da Japesca, Gabriel Antonio da Cunha diz que será com a expansão dos negócios.
— O projeto de expansão tem base no sistema de franquias. Pretendemos chegar ao final de 2018 com 20 temakerias no portfólio regional — projeta o executivo.
O grupo Japesca tem um centro de distribuição na zona norte de Porto Alegre e uma unidade industrial em São Lourenço. Por enquanto, a rede tem 14 temakerias na Capital e na Região Metropolitana.