A Piá já mexeu na fórmula de 30% dos alimentos da marca na linha de iogurtes e bebidas lácteas. A cooperativa de Nova Petrópolis tem 160 produtos neste segmento.
E vai mexer mais. Gerente de marketing, Tiago Haugg antecipa que até o final de 2018 50% dos produtos da Piá estarão reformulados.
Mas estão mexendo em que? A ideia é deixar os produtos mais saudáveis, o que é estudado no laboratório de pesquisa e desenvolvimento da empresa. A mudança principal é a redução ou até eliminação do açúcar.
— Dominamos toda a cadeia de produção, desde o plantio do morango, por exemplo. Nós produzimos a nossa própria polpa, que vai no iogurte. Substituímos o açúcar pela frutose, que é natural e da fruta — explica Haugg.
Mas o brasileiro gosta de um doce...
— Sim. Na Europa, as pessoas já consomem um iogurte mais natural. Mas a mudança é gradual. É preciso buscar ingredientes saudáveis, mas mantendo o consumo — pondera o gerente de marketing.
Além do açúcar, a Piá está mexendo também em outros ingredientes. A cooperativa está substituindo os corantes artificiais por naturais e, em alguns, casos está reduzindo a gordura do produto.
Produto que existe de diversas marcas e preocupa pais que cuidam da alimentação dos filhos, o petit suisse não passou ileso pelo crivo da Piá. No caso da cooperativa gaúcha, o Piazinho está com uma nova versão, com redução de 32% de gordura e de 20% de açúcar, sem corantes e aromatizantes artificiais na receita. Outra linha que mudou foi a Plenna, agora com açúcar natural das frutas e leite desnatado.
Ouça a entrevista de Tiago Haugg ao programa Acerto de Contas, da Rádio Gaúcha: