Não é a primeira vez que os números chineses espantam os empresários na NRF e provavelmente não será a última. Em um painel sobre o Alibaba, empresa dona do AliExpress, foram apresentados números do Single Day, ou Dia do Solteiro, quando o site vendeu US$ 25,3 bilhões. Em um ano inteiro, o comércio online brasileiro vendeu US$ 25,04 bilhões. A data de liquidação caiu em 11 de novembro.
— A gente pensa coisas e acha que serão feitas algum dia. Só que a China já está fazendo — diz espantado o especialista em varejo e vice-presidente da CDL Porto Alegre, José Roberto Resende, que está guiando o grupo de lojistas aqui na NRF 2018, em Nova York.
Outro dado é que a China saltará dos 140 milhões de consumidores online que tinha em 2010 para 891 milhões de compradores em 2020. Foi a estimativa apresentada pelo Alibaba. Já os Estados Unidos, que tinham o mesmo número em 2010, devem alcançar apenas 270 milhões de pessoas que compram pela internet no fechamento da década.
Ou seja, a China ainda um mundo a ser conquistado ainda por marcas brasileiras. Com as plataformas de vendas e a tecnologia, muitas empresas nem precisam ter estrutura física na China para vender para chineses.
* Giane Guerra está cobrindo a edição 107 da NRF 2018, em Nova York. Cobertura com o apoio de Sindilojas Porto Alegre e CDL Porto Alegre.