A Petrobras deu início à venda da sua participação na BSBios, maior produtora brasileira de biodiesel e com usina no Rio Grande do Sul. Faz parte do plano de desinvestimentos da estatal, que inclui principalmente a venda de ativos. Em especial, aqueles que não são diretamente relacionais ao petróleo, atividade base da empresa.
Em 2014, o Tribunal de Contas da União chegou a pedir explicações sobre a compra das usinas da BSBios pela Petrobras. A suspeita era de superfaturamento.
Veja o comunicado enviado ao mercado pela estatal:
"Alienação de 100% da participação acionária na BSBios
A Petrobras informa que iniciou a etapa de divulgação da oportunidade (“Teaser”) referente ao processo de alienação de 100% da sua participação das ações detidas pela Petrobras Biocombustíveis (“PBIO”), subsidiária integral da Petrobras, na empresa BSBios, que correspondem a 50% do capital da companhia.
A BSBios detém a propriedade de duas usinas produtoras de biodiesel, localizadas em Passo Fundo-RS e em Marialva-PR, sendo a maior produtora brasileira de biodiesel. Ambas as usinas têm capacidade de produção de 288 mil m³/ano de biodiesel."