Dez municípios respondem por 42% do PIB total do Rio Grande do Sul. Observando as características, destacam-se com a participação da indústria e dos serviços na economia local, além de uma menor representatividade da agropecuária. Ao menos, diretamente.
"O setor serviços destaca-se como atividade mais importante nesses municípios, sendo responsável pela maior parte do valor gerado. Salienta-se também o fato de que são municípios bastante populosos, com população superior a 100.000 habitantes", analisa a Fundação de Economia e Estatística (FEE).
A FEE divulgou o novo ranking nesta quinta-feira. São dados de 2015. O município com maior PIB foi Porto Alegre (R$ 68,1 bilhões), seguido por Caxias do Sul, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Triunfo, Pelotas e Rio Grande. Desses municípios, Triunfo não estava entre os 10 maiores em 2014. São Leopoldo, que era o nono município em 2014, ficou fora da lista dos 10 maiores em 2015, caindo para 11ª posição.
Veja tabela:
Em 2015, os municípios que se destacaram com maiores ganhos de participação no PIB do Estado foram Canoas (1,5 p.p.) e Triunfo (0,5 p.p.). Já os que tiveram as maiores perdas de participação no PIB do Estado foram Caxias do Sul (-0,9 p.p) e Gravataí (-0,5 p.p.). Além desses, tiveram perdas os Municípios de Horizontina, Santa Cruz do Sul, Cachoeirinha e Rio Grande (-0,2 p.p), e, por fim, Santa Maria e Bento Gonçalves (-0,1 p.p.). Foi um ano forte da crise econômica, que atingiu, em especial, a indústria.
Per capita
O município com maior PIB per capita no Estado em 2015 continua sendo Triunfo, devido ao polo petroquímico. O número é obtido com a divisão do dado geral pelo número de habitantes.
Na sequência, vêm os municípios de Pinhal da Serra e Aratiba, ambos pela atividade de geração de energia. Depois, vêm Muitos Capões (produção de soja e milho), Tupandi (fabricação de móveis), Pinhal Grande (geração de energia), André da Rocha (silvicultura e soja), Roque Gonzales (geração de energia), Santa Margarida do Sul (soja) e Capão do Cipó (soja).
No país
Quatro municípios gaúchos estão entre os cem maiores PIBs do Brasil: Porto Alegre (6.°), Caxias do Sul (40.°), Canoas (50.°) e Gravataí (92.°). Em 2015, em comparação com 2014, Porto Alegre elevou a sua participação no PIB do país de 1,11% para 1,14% e subiu uma colocação ultrapassando Manaus, no Amazonas.