Tapioca virou moda e quase um sinônimo de alimentação saudável. Só que muitos passaram a consumir diariamente, achando que é a substituta perfeita do pão.
Alguns leitores já nos apresentaram dúvidas sobre a tapioca. É importante esclarecer que o alimento precisa de cuidados.
A tapioca é feita a partir da goma de mandioca, que é polvilho umedecido. Como é um amido, a nutricionista Aline de Andrade lembra que é um carboidrato.
- É um alimento que contém poucas fibras, é pobre em nutrientes e sendo uma farinha altamente refinada possui alto índice glicêmico.
Ou seja, não pode ser consumida em excesso. Muito menos por diabéticos, que precisam lidar diariamente com a carga glicêmica dos alimentos. Um alimento de alto índice glicêmico, como a tapioca, tem liberação rápida de açúcar.
- Com isso, estimula a liberação do hormônio insulina no sangue para controlar os níveis glicêmicos, o que tende a favorecer o acúmulo de gordura.
A batata doce, por exemplo, é um alimento com baixo índice glicêmico. A absorção é mais lenta, fornecendo energia contínua e uma elevação mais estável e lenta do açúcar no sangue.
Então, tapioca nunca mais?
Não! Aqui no blog Lado Natureba, achamos que sempre é preciso bom senso e equilíbrio. Analisar o custo/benefício de comer aquele alimento.
((Exceto para produtos muito artificiais, como a margarina! Este, defendemos o corte sem piedade. Do dia a dia, ao menos.))
A nutricionista Aline de Andrade pensa o mesmo. A tapioca é uma fonte de carboidrato, sem conservantes, corantes e de fácil digestão. É uma opção bacana para garantir energia para um treino físico ou então para quem não pode comer glúten.
Para lidar com o baixo índice glicêmico, uma dica é carregar de fibras de outra forma. Sementes, como chia e linhaça, podem ser usadas tanto na massa quanto no recheio. Colocar carne, pasta de amendoim, ovo, tofu, creme de cacau, rúcula e azeite no recheio também é uma indicação.
Tapioca X Pão
- Se você não é intolerante ao glúten ou celíaco e o assunto é nutrientes ou não engordar, não podemos dizer que a tapioca é melhor que o pão. E mais, definitivamente ela não é melhor que um pão 100% integral. – atesta a nutri.
Aline afirma que um pão integral é muito mais nutritivo que a tapioca. Além disso, tem índice glicêmico menor, possui fibras e proteínas; e menos carboidratos por porção.