O anúncio da definição sobre a situação de Renato Portaluppi no Grêmio só deverá ocorrer em dezembro, após o final do Campeonato Brasileiro. Por isso, a novela que envolve o futuro do técnico ainda terá muitos capítulos. Mas, como essa questão não será tratada nos próximos dias, a tendência é de que o assunto só volte a ganhar força no final do ano.
O presidente Alberto Guerra ainda não conversou com Renato sobre o futuro do técnico. E não pretende tratar este assunto nas próximas semanas. Renato também não procurou a direção para abordar o tema.
Como normalmente ocorre, as reuniões deverão acontecer somente em dezembro. Se o Grêmio estiver com a sua situação definida no Campeonato Brasileiro, os encontros poderão até ser antecipados.
É claro que antes disso as partes envolvidas fazem as suas avaliações internas. O colunista Pedro Ernesto Denardin publicou que o Grêmio não pretende continuar com o técnico em 2025. Renato já revelou que teve propostas para o ano que vem. O Cruzeiro é um dos times interessados.
Mas, apesar destas informações, a relação da direção com o técnico segue sólida. Tanto é que o contrato não prevê pagamento de multa rescisória para demissão ou saída para outro clube. E esta possibilidade não é cogitada por nenhuma parte. O trabalho segue normalmente.
Depois do Campeonato Brasileiro, o anúncio será feito. E, mesmo que o ciclo termine, certamente isso ocorrerá em alto nível, com a preservação da boa relação entre as partes.