Renato Portaluppi não será demitido durante o Brasileirão, pois foi entregue a ele a responsabilidade pela sequência do Grêmio na competição. Mas uma pessoa ligada aos dirigentes me falou que, mesmo com o treinador conseguindo uma eventual colocação na zona de classificação à Libertadores, o clube não buscará a renovação para 2025.
O Grêmio, como instituição, não quer mais ficar "refém" deste profissional. Por isso, ressalto: Renato não terá o vínculo renovado para o ano que vem.
Faltam poucos jogos do Brasileirão para o fim do ano, que se encerra de forma melancólica. O clube ganhou somente o Gauchão.
Fez um fiasco na Copa do Brasil, sendo eliminado pelo time reserva do Corinthians, que quando joga com os titulares já é muito ruim. Tanto que luta desesperadamente para escapar do rebaixamento. Na Libertadores, entregou a classificação de forma esdrúxula para o Fluminense.
O Grêmio perdeu dinheiro e prestígio nesta temporada por ações muito mal feitas pelo treinador. Neste momento, está apenas a dois pontos do Z-4, e com um calendário que nos mostra duelos bem difíceis pela frente.
Mesmo assim, o treinador diz que não se preocupa com o Brasileirão. Mas deveria, pois o Tricolor ainda não está livre da queda à Série B, por mais que tenha equipes inferiores na disputa.
Ainda no Brasileirão, jogou muitas vezes com Galdino e JP Galvão, chegando a parar no penúltimo lugar da tabela.
Esta montanha de erros cometidos por Renato, a sua falta de diálogo com as pessoas dentro do Grêmio, sua forma isolada de atuar, parecendo ser o presidente do clube, fizeram com que os dirigentes e os que estão próximos concluíssem que é inviável sua permanência.
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.