A América do Sul terá seis vagas no Super Mundial de Clubes da Fifa, marcado para 2025 nos Estados Unidos. Duas delas ainda estão em abertas. Uma será do campeão da Libertadores de 2024 e a outra da definição pelo ranking da Conmebol. Com a eliminação para o Fluminense, o Grêmio não tem mais chances de classificação. O Inter também já estava fora.
Situação da América do Sul para o Mundial
Além do campeão da Libertadores deste ano, que já está garantido, estão na disputa via ranqueamento: Boca Juniors, Nacional e Olimpia. Confira os outros times que estarão na competição:
Sul-Americanos classificados
- Palmeiras — campeão da Libertadores 2021
- Flamengo — campeão da Libertadores 2022
- Fluminense — campeão da Libertadores 2023
- River Plate — ranking da Conmebol
Se um destes quatro clubes acima for novamente campeão da Libertadores de 2025, serão duas equipes entrando pelo ranking. Caso contrário, restará apenas mais uma vaga por este método.
É importante ressaltar que nenhum brasileiro poderá se classificar pelo ranqueamento, pelo limite de representantes por país. Somente com título da Libertadores será possível ter mais um time do posso país no Mundial.
Classificação do ranking da Conmebol, que considera resultados entre 2021 e 2024
- Palmeiras: 139 pontos (classificado)
- Flamengo: 137 pontos (classificado)
- Atlético-MG: 109 pontos
- Fluminense: 94 pontos (classificado)
- River Plate: 89 pontos (classificado)
- Boca Juniors: 71 pontos
- Athletico-PR: 59 pontos
- Olimpia: 57 pontos
- Nacional: 57 pontos
- Inter: 52 pontos
Se restar apenas mais uma vaga, o Boca Juniors estará no Mundial. Mas no caso de mais duas, além dos argentinos, o Olimpia, pelos critérios de desempate com o Nacional, também estaria classificado.
Times que ainda estão vivos na Libertadores e só podem se classificar ao Mundial caso vençam a competição: Atlético-MG, Botafogo, São Paulo, Talleres, Peñarol, The Strongest e Colo-Colo.