O Inter pretende anunciar até domingo (19) o estádio que receberá o jogo contra o Belgrano, pela Copa Sul-Americana, marcado para 28 de maio. Nesta sexta (17), representantes da Conmebol estão fazendo a avaliação de alguns estádios indicados pelo clube gaúcho.
Para entender melhor a complexidade da decisão, o Inter tenta encontrar a melhor equação entre logística, presença de público e qualidade do gramado. No entanto, alguns estádios indicados pelo clube não estão recebendo nesta temporada partidas de competições sul-americanas.
Por exemplo, entre as alternativas do Inter estão o Novelli Júnior, em Itu (facilidade de logística), e o Heriberto Hulse, em Criciúma (próximo de Porto Alegre, facilitando deslocamento de torcedores). Para jogar em um destes locais é preciso cumprir uma série de exigências da Conmebol.
Para se ter uma ideia, uma delas é a necessidade de iluminação entre 1.950 e 2.600 lux nos refletores. É preciso comprovar isso através de um laudo certificado por profissionais credenciados pela confederação sul-americana. E os clubes que não estão em 2024 disputando Libertadores ou Sul-Americana não tem estes laudos prontos.
Por outro lado, estádios que já estão aprovados pela Conmebol tem jogos marcados entre os dias 28 e 30 de maio. São os casos de Couto Pereira, Maracanã, Morumbi, Arena do Galo, Mineirão e Arena Corinthians. O Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, não terá compromisso e é uma possibilidade.
Até o sábado (18), a Conmebol deverá informar ao Inter quais estádios estão habilitados. Por isso, a decisão deverá ser anunciada no final de semana. O objetivo da direção colorada é dar transparência ao processo, informando quais foram as alternativas analisadas e os motivos para a tomada de decisão.