A morte de Franz Beckenbauer, lenda do futebol mundial, teve grande repercussão em todo o planeta. O alemão foi campeão da Copa do Mundo como jogador (1974) e treinador (1990). A notícia de seu falecimento foi confirmada pela família na segunda-feira (8).
Com uma trajetória brilhante, Beckenbauer jogou a maior parte da carreira no Bayern de Munique. No final, atuou no Hamburgo e no New York Cosmos, com Pelé.
Como técnico, já estreou dirigindo a seleção da Alemanha, onde ficou seis anos, sendo vice-campeão mundial em 1986 e campeão em 1990. Depois, treinou apenas dois clubes: Bayern de Munique e Olympique de Marselha.
Pois foi no Bayern que Beckenbauer teve a oportunidade de comandar dois jogadores brasileiros. Um deles foi Jorginho, campeão mundial pela Seleção Brasileira, com Zagallo como coordenador, em 1994.
O outro foi o ex-atacante do Inter Mazinho Oliveira, contratado pelo clube alemão após o título paulista pelo Bragantino, em 1990. Mas ele recebeu poucas oportunidades na Europa. Fez apenas um jogo na campanha do título alemão da temporada 1993-1994. Sem espaço com Beckenbauer, foi emprestado para o Inter. No Beira-Rio, disputou 21 jogos, fez quatro gols e participou da campanha do título gaúcho de 1994.
Mazinho voltou ao Bayern em 1995, mas fez apenas mais três jogos e foi negociado com o Flamengo, onde atuou com Romário e Sávio. Após a chegada de Edmundo, foi para o Kashima Antlers-JAP.