A restrita lista dos campeões mundiais como jogador e treinador teve mais uma perda nesta segunda-feira (8). Morreu, aos 78 anos, o alemão Franz Beckenbauer, que levantou a taça pela seleção em 1974 e comandou o time vencedor do torneio em 1990.
Outro campeão mundial nas duas funções deixou a vida para entrar na história na última sexta-feira (5), Mario Jorge Lobo Zagallo morreu no Rio de Janeiro aos 92 anos — ambos faleceram com uma diferença de, aproximadamente, 48 horas. O brasileiro foi campeão como jogador em 1958 e 1962 e como treinador em 1970, além de ter sido coordenador técnico no tetracampeonato de 1994.
O terceiro a atingir tal marca é Didier Deschamps, atual técnico da França. O francês conquistou a Copa do Mundo de 1998, em casa, como jogador, e levou a seleção do seu país ao bicampeonato em 2018, como técnico.
Assim como Deschamps, Beckenbauer era capitão no título de 1974, o segundo mundial da Alemanha, que já havia sido campeã duas décadas antes. O time do zagueiro Beckenbauer venceu nada menos do que a Holanda de Johan Cruijff — a até hoje lembrada Laranja Mecânica — por 2 a 1. Dezesseis anos depois, como treinador, Beckenbauer foi o maestro da seleção de Lothar Matthäus e Jürgen Klinsmann, que bateu a Argentina de Maradona e Caniggia por 1 a 0 na final, chegando ao tricampeonato do país.