A Conmebol deverá divulgar até o dia 18 de dezembro o ranking de clubes da entidade para 2024. E será esta lista que definirá os cabeças de chave da Libertadores, tanto na fase eliminatória, quanto na fase de grupos.
Para o Grêmio, a boa notícia é que o clube não deverá ter grande alteração na sua posição, mesmo sem ter participado de competição sul-americana nesta temporada. No último ranking, divulgado em 16 de dezembro de 2022, estava em 5° lugar, atrás de River Plate (1°), Palmeiras (2°), Boca Juniors (3°) e Flamengo (4°). O Grêmio estava à frente de clubes como Nacional (6°), Athlético-PR (7°), Peñarol (8°), São Paulo (9°) e Santos (10°).
Nacional e o Athlético-PR, pararam nas oitavas de finais da Libertadores de 2023, e somaram pontos importantes. Na comparação com os dois clubes, o Grêmio tem uma pequena vantagem na pontuação em relação ao Nacional, e um pouco mais de folga na comparação com o Athletico-PR. Por isso, se perder posição, não será nada muito significativo. O Fluminense, campeão da Libertadores, deverá avançar bastante. Mas como está apenas em 32° lugar, não vai ameaçar o Grêmio.
O ranking leva em conta o desempenho nas dez últimas edições de Libertadores e Sul-Americana (o Grêmio tem o título de 2017), o coeficiente histórico entre 1960 e 2013 (o Grêmio tem os títulos de 1983 e 1995) e a bonificação aos campeões locais em cada país.
Com a atualização do próximo ranking, o Grêmio terá duas situações:
- Se estiver na Pré-Libertadores, será cabeça de chave da fase eliminatória. Mas, se avançar para a fase de grupos, vai para o Pote 4, porque estará vindo da etapa preliminar;
- Se conseguir a vaga direta para a fase de grupos, certamente será cabeça de chave pela posição no ranking.