Após a derrota para o Atlético-MG, o técnico Renato Portaluppi não garantiu a sua permanência no clube para 2024. Na entrevista coletiva, disse que "por enquanto o foco está nas três últimas rodadas", contra Goiás, Vasco e Fluminense. Quando foi perguntado sobre o futuro de alguns jogadores, respondeu desta maneira:
— Quando terminar o último jogo, contra o Fluminense, vocês podem perguntar sobre quem vai ficar e quem vai embora (para os dirigentes). Eu estarei de férias, e férias provavelmente prolongadas.
A resposta pode ser interpretada como uma possibilidade de não voltar para Porto Alegre após as férias no Rio de Janeiro. Mas a situação não está totalmente definida.
Os dirigentes do Grêmio devem ter uma conversa com Renato após a definição matemática da classificação para a Libertadores. E estará na pauta principalmente o planejamento para a próxima temporada.
Uma questão fundamental é o poder de investimento, incluindo valores disponíveis para contratações e folha de pagamento. Isto será decisivo para acertar ou não a permanência.
E ter a vaga direta na fase de grupos da Libertadores é uma garantia de entrada de recursos importantes para o clube, sem a indefinição da vaga na fase preliminar. Por isso, será preciso esperar mais uns dias para saber como será o futuro de Renato Portaluppi.