Faltando três rodadas para o término do Campeonato Brasileiro, o Grêmio deixou o G-4 após a derrota para o Atlético-MG e vê a distância para o líder Palmeiras chegar a quatro pontos. GZH aponta cinco motivos que afastaram o Tricolor do título.
1) Defesa
Dono do segundo melhor ataque do Brasileirão, o Grêmio sofre defensivamente. O Tricolor tem a quarta pior defesa da competição, tendo sofrido menos gols apenas do que os já rebaixados América-MG e Coritiba e do Santos. Com 53 gols sofridos, o Grêmio já passou o número de 2021, quando foi rebaixado levando 51 gols em 38 rodadas.
2) Dificuldade em parceiro para Suárez
Ainda que nem sempre tenha jogado com dupla de ataque, encontrar um parceiro para Suárez foi um problema para Renato Portaluppi ao longo do Brasileirão. JP Galvão, Ferreira, Galdino e Besozzi se alternaram, sem nenhum deles se afirmar.
3) Queda no segundo turno
Ainda que tenha ficado dentro do G-6 durante quase todo o Brasileirão, o Grêmio oscilou ao longo do segundo turno. Após terminar o primeiro turno em segundo lugar, atrás apenas do Botafogo, o Tricolor não conseguiu manter o nível. No segundo turno, o Grêmio tem apenas a sexta melhor campanha, atrás, por exemplo, do Vasco da Gama, que briga contra o rebaixamento.
4) Longo tempo sem vencer fora de casa
Um ponto que atrapalhou a campanha do Grêmio no Brasileirão foi o longo tempo que o clube ficou sem vencer fora de casa. Depois de bater o Bahia por 2 a 1, em 1º de julho, o Tricolor voltou a ganhar como visitante quase quatro meses depois, quando bateu o América-MG por 4 a 3, em 28 de outubro.
5) Tropeço contra o Corinthians
O Grêmio poderia entrar na 36ª rodada a apenas um ponto do líder Palmeiras se tivesse vencido o Corinthians, na Arena. Embalado após ter batido o então líder Botafogo no Rio de Janeiro, o Tricolor passou a atuar com um homem a mais desde os cinco minutos, quando o zagueiro Bruno Méndez foi expulso, e ainda assim não conseguiu vencer o Timão diante de sua torcida. A derrota por 1 a 0 foi determinante para o Grêmio perder a chance de assumir a liderança do Brasileirão na rodada 34.