A Conmebol promete para esta segunda-feira (17) um anúncio importante para o futebol sul-americano. Alejandro Domínguez, presidente da entidade, utilizou as suas redes sociais para dizer que será uma "grande novidade para todos os apaixonados pelo futebol". Na Argentina, a Rádio Continental chegou a informar que o motivo é a inclusão das equipes da Concacaf na Libertadores de 2024. Isto gerou uma expectativa enorme, pois Messi acabou de ser contratado pelo Inter Miami.
Pelo que fiquei sabendo na Conmebol, o anúncio não será este. E nem existe possibilidade da Libertadores receber nos próximos anos equipes da Concacaf. Mas há uma chance real de uma outra novidade incluir a possibilidade de enfrentamento de Messi contra os melhores times da América do Sul.
As duas confederações estão muito próximas, tanto é que a próxima Copa América, em 2024, nos Estados Unidos, vai reunir dez seleções da América do Sul e seis seleções da América Central e do Norte.
Conmebol e Concacaf tem neste momento dois projetos em andamento. O primeiro é o Final Four, que já foi inclusive anunciado para 2024. O objetivo é realizar um torneio rápido em sede única com dois representantes da América do Sul e dois representantes da América Central e do Norte. O critério de classificação não foi informado, mas como as entidades falam em reunir "as melhores equipes dos continentes", tudo indica que as vagas passarão pela Libertadores, Copa Sul-Americana e Liga dos Campeões da Concacaf.
Como o Inter Miami não tem condições de se classificar pelo critério técnico para o Final Four, Conmebol e Concacaf estudam a possibilidade de um torneio com até 16 clubes, que seria disputado nos Estados Unidos. É claro que o objetivo é ter Messi como atração principal. E reunir gigantes da América do Sul, como River Plate, Boca Juniors e Flamengo. Uma possibilidade é a utilização do ranking da Conmebol para definir os classificados. Isso interessa ao Grêmio, que é o quinto colocado. No caso do Inter, que está em décimo oitavo lugar, é fundamental uma grande campanha na Libertadores deste ano.