O Palmeiras está interessado na contratação de Matheus Henrique, ex-volante do Grêmio, atualmente no Sassuolo-ITA. A consulta foi feita pois o clube paulista deverá vender Danilo, que tem propostas para atuar na Europa.
O Grêmio acompanha com atenção esta questão. No contrato de venda, feito em 2021, ficou acertado que o clube gaúcho tem direito a 10% da mais valia de uma futura negociação. Isso significa que o Grêmio só receberá algum valor se o Sassuolo tiver lucro na operação.
O valor da venda foi de 10 milhões de euros. Para o Grêmio ganhar alguma coisa, será preciso que o negócio agora seja feito por uma quantia superior. Se o Palmeiras, por exemplo, pagar 15 milhões de euros, o Grêmio terá direito a 500 mil euros (10% do lucro de 5 milhões de euros).
Além disso, o clube também tem direito ao mecanismo de solidariedade da Fifa. Neste caso, o Grêmio receberia 2,5% do valor total da venda.
O Sassuolo não está em boa fase. O clube está em 16° lugar no campeonato italiano, apenas duas posições acima da zona do rebaixamento. Matheus Henrique disputou 11 dos 17 jogos da equipe na temporada.