Ao mesmo tempo em que se prepara para a grande decisão da Copa do Brasil, o Grêmio precisa planejar 2021. Até porque não pode perder tempo e deixar que escapem do radar jogadores importantes que estão no mercado.
E olha que o Grêmio vai precisar de muitos reforços para a temporada. Pelo estágio atual do grupo, eu diria que será preciso uma reformulação, com a chegada de pelo menos cinco contratações:
1 - Na minha avaliação, o reforço mais urgente é um volante para o lugar de Maicon. Ele é incontestável, mas pela condição física, não será possível contar com ele como titular em 2021. O Grêmio precisa de um titular para esta função. Pedro Aquino, da seleção peruana, foi procurado em 2020, mas acaba de trocar o León pelo América do México. Será preciso achar uma outra solução.
2 - Na lateral-direita, após a saída de Orejuela, Victor Ferraz não passa confiança. Vanderson ainda é jovem, e a volta de Leonardo Gomes ainda é uma incógnita.
3 - A partir da metade do ano, Pepê vai para o Porto. Será preciso achar um outro protagonista. Ferreira é uma alternativa, mas no Grêmio não é considerado pronto. Léo Chú volta de empréstimo. O desafio é encontrar um titular para esta função.
4- Com a instabilidade de Jean Pyerre, é necessária uma outra alternativa. Pinares não parece ser o jogador adequado para jogar pelo meio. Uma opção é voltar a tentar Gastón Ramírez, da Sampdoria. Em 2020, o Grêmio chegou a oferecer US$ 2,5 milhões pelo uruguaio. Em junho, o contrato dele termina na Itália.
5- Desde a saída de Marcelo Grohe, o Grêmio ainda não encontrou o goleiro ideal. Paulo Victor ficou marcado pelo jogo contra o Flamengo, no Maracanã, e as atuações de Vanderlei não empolgam.
Mesmo com o título da Copa do Brasil, será preciso fazer esta reformulação. E este planejamento tem que ser imediato.