Faltando menos de duas semanas para a final da Copa do Brasil, o Grêmio ainda tem dois compromissos válidos pelo Campeonato Brasileiro, que podem garantir o clube em mais uma edição da Libertadores. Vitórias diante de Athletico-PR, na Arena, e Bragantino, no Estádio Nabi Abi Chedid, podem valer ao Tricolor presença na fase de grupos da competição continental pela sexta vez consecutiva. Desde 2016, a equipe participou de todas as edições do torneio ingressando diretamente na etapa de chaves.
Como o objetivo principal do clube está na disputa do sexto título da Copa do Brasil, há dúvidas sobre qual o planejamento que está sendo estipulado pelo departamento de futebol e comissão técnica gremista para as últimas duas rodadas do Brasileirão.
De acordo com Paulo Luz, vice-presidente de futebol do Grêmio, não existe um planejamento definido. Tudo dependerá do resultado diante do Athletico-PR e do que estará em disputa para a equipe no duelo contra o Bragantino, na 38ª rodada do Brasileirão.
— Nosso planejamento está sendo feito jogo a jogo. No momento, a nossa preocupação é com o Campeonato Brasileiro e com a vaga direta para a Libertadores. Obviamente, sem nos desligarmos da final da Copa do Brasil. Após a partida contra o Athletico-PR, na Arena, é que definiremos qual equipe atuará em Bragança Paulista. Isso será decisão da comissão técnica — declarou o dirigente.
Antes da decisão da Copa do Brasil diante do Palmeiras, o Grêmio disputará mais seis pontos no Brasileirão. Na sétima colocação com 56 pontos, os comandados de Renato Portaluppi neste momento garantem vaga apenas para a fase preliminar da Libertadores de 2021.
Para obter classificação direta para a fase de grupos da competição continental, o Tricolor tem dois caminhos: o primeiro é ser campeão da Copa do Brasil. Mas, caso seja derrotado pelo Palmeiras, é importante ficar ao menos na quinta colocação no Brasileirão. Os paulistas já possuem uma vaga na fase de grupos e, caso sejam campeões da copa nacional, abririam uma nova vaga via Brasileiro, para o quinto colocado.
Atualmente, o Fluminense ocupa a quinta posição na tabela. O time carioca tem 57 pontos, mas ainda jogam na rodada 36ª rodada. Na noite desta segunda-feira (15), os tricolores enfrentam o Ceará, no Castelão, e caso conquistem a vitória atingirão os 60 pontos.
Próximos jogos do Grêmio:
- 21/2: Grêmio x Athletico-PR, Campeonato Brasileiro (Arena)
- 25/2: Bragantino x Grêmio, Campeonato Brasileiro (Nabi Abi Chedid)
- 28/2: Grêmio x Palmeiras, Copa do Brasil (Arena)
- 7/3: Palmeiras x Grêmio, Copa do Brasil (Arena Palmeiras)