A possibilidade da venda de Pepê nesta janela de transferências está agitando os bastidores do Grêmio. Durante a semana, o técnico Renato Portaluppi chegou a mostrar descontentamento com a postura dos representantes do atleta, que estariam fazendo pressão para o negócio sair logo.
O fato é que o interesse de clubes europeus é real. O jogador já manifestou interesse em atuar no Porto-POR, mas a proposta oficial ainda não foi confirmada. Se a venda realmente ocorrer, o melhor para o Grêmio pode ser uma negociação com um outro clube que fez sondagem, que é o Zenit-RUS.
Primeiro, porque o clube russo tem uma capacidade financeira maior para fazer o investimento. Nos bastidores, se comenta que a proposta pode chegar a 20 milhões de euros (R$ 130 milhões), valor superior ao que o Porto pode oferecer.
Além disso, a janela da Rússia será a última a terminar dos grandes centros da Europa. O período de transferências vai até 25 de fevereiro, o que pode aumentar a chance do atacante atuar na final da Copa do Brasil, contra o Palmeiras. O Zenit lidera o campeonato russo e deverá jogar a próxima Liga dos Campeões.