A definição das datas da final da Copa do Brasil entre Grêmio e Palmeiras se tornou uma dor de cabeça para a CBF. Isto porque se o clube paulista for campeão da Libertadores terá de viajar em fevereiro para o Catar para disputar o Mundial de clubes da Fifa.
O problema é que não é possível esperar até 30 de janeiro, data da final da Libertadores, para decidir o que fazer se o Palmeiras for o campeão. Portanto, se na terça-feira (12) o time de Abel Ferreira confirmar contra o River Plate a vaga para a decisão no Maracanã, a CBF pretende se pronunciar.
Na quarta-feira (6), após a vitória do Grêmio contra o Bahia, o técnico Renato Portaluppi falou sobre as informações que recebeu da direção. E o que ele revelou é o que a CBF pretende confirmar, com esta projeção:
Palmeiras campeão da Libertadores: final da Copa do Brasil nos dias 28 de fevereiro e 3 de março
Palmeiras vice-campeão da Libertadores: final da Copa do Brasil nos dias 11 de fevereiro e 17 de fevereiro
Mas para confirmar estas datas, será preciso a ajuda da Conmebol. Por isto, uma articulação está sendo feita. Se o jogo final da Copa do Brasil ficar para 3 de março, será preciso também adiar a data de início da Pré-Libertadores de 2021. Exatamente nesta data está marcado o confronto da segunda etapa da fase eliminatória da competição. E não tem como começar o torneio sem a definição dos classificados brasileiros.
Portanto, a próxima semana será extremamente importante para saber como ficará a questão. É importante lembrar que se o Palmeiras for eliminado pelo River Plate no jogo de volta em São Paulo, serão mantidas as datas de de 3 e 10 de fevereiro para a decisão da Copa do Brasil.