Com a vitória por 3 a 0 na Argentina diante do River Plate, o Palmeiras encaminhou muito bem a sua classificação para a final da Libertadores. Na próxima semana, o clube paulista pode perder até por dois gols de diferença que ainda assim estará na decisão.
E esta provável classificação tem relação direta com o Grêmio e a final da Copa do Brasil. O que acontecer na Libertadores terá influência para o time de Renato Portaluppi.
O Palmeiras poderá estar no Maracanã decidindo o título da Libertadores contra Santos ou Boca Juniors no dia 30 de janeiro. Se isto ocorrer, existem duas possibilidades para o Grêmio.
Palmeiras campeão da Libertadores
A final da Copa do Brasil, marcada para os dias 3 e 10 de fevereiro, sofrerá alteração, pois o clube paulista terá que viajar para o Catar, para a disputa do Mundial de Clubes, entre 1° e 11 de fevereiro.
Palmeiras vice-campeão da Libertadores
Se perder a final de 30 de janeiro, a equipe já terá de entrar em campo quatro dias depois para começar a decidir o título da Copa do Brasil.
Nestas duas situações, a que me parece melhor para o Grêmio é o Palmeiras perder a final da Libertadores. Neste caso, estará desgastado para os jogos da Copa do Brasil.
Se ganhar o título no dia 30 de janeiro, não se sabe nem quando vai ocorrer a decisão contra o Grêmio. Os jogos poderiam ficar para o final de fevereiro ou início de março. O Palmeiras teria ainda mais desgaste, porém o longo tempo de espera poderia atrapalhar a preparação gremista.