No momento, Ruan é apenas a sexta alternativa da zaga do Grêmio. Na hierarquia dos defensores, ele está atrás de Geromel, Kannemann, David Braz, Paulo Miranda e Rodrigues. Mas em breve isto poderá se modificar.
Ruan poderá ser o zagueiro do futuro do Grêmio. Ele tem 21 anos, 1m90cm e nesta temporada foi aproveitado como titular contra o Pelotas, no início do ano, e entrou no decorrer das partidas contra o Ceará, Universidad Católica e Inter.
Nos treinos, o que chama a atenção é a sua velocidade e imposição física. Nos últimos dias, o Grêmio recebeu proposta do Genk-BEL, de 3,5 milhões de euros (R$ 22 milhões), que foi recusada.
É claro que Ruan quer jogar logo. E tem propostas para isso fora do Grêmio. Mas, se tiver paciência para esperar, poderá receber mais oportunidades. Kannemann já foi chamado muitas vezes para a seleção da Argentina e eventuais lesões e suspensões podem gerar novas chances.
Outros zagueiros que são opções ainda tem contrato pela frente. O vínculo de David Braz vai até 2021, e o de Paulo Miranda até 2022.
No CT Luiz Carvalho, sobram elogios para Ruan. Agora, é esperar para ver se ele confirma a expectativa.