Depois da conquista do tricampeonato gaúcho, o técnico Renato Portaluppi decidiu doar a sua premiação, o tradicional "bicho extra" pelo título. Todo o valor será destinado para funcionários do clube que ficam no CT Luiz Carvalho e recebem salários mais baixos. No total, a doação deverá ajudar cerca de 30 trabalhadores do Grêmio.
O responsável pela organização da ação é o segurança Fernandão, que aliás ficou extremamente emocionado com o título. Em maio, ele sofreu um infarto, se recuperou e conseguiu voltar ao serviço, com um trabalho importante nos bastidores.
Aliás, esta turma dos bastidores é considerada fundamental. Para Renato, são os "olhos deles que colocam a bola para dentro do gol na hora do jogo". São funcionários que trabalham duro em áreas como rouparia, segurança e organização de toda a estrutura para que os jogadores tenham a segurança para atuar com tranquilidade.
Em 2020, Renato repete a mesma atitude que teve nos outros títulos conquistados no Grêmio. Em todas as sete conquistas, ele fez a doação da sua premiação para funcionários do clube. Nos últimos tempos, o técnico também ajudou muitas outras pessoas e instituições. Durante a o início da pandemia, fez a doação de sete toneladas de alimentos para as comunidades ao lado da Arena. Antes disso, já tinha repassado uma tonelada para a ONG Renascer da Esperança.
Entre outras ações do técnico, estão a ajuda para a aquisição de uma nova van para uma pessoa que trabalha na logística de clubes de futebol e teve o seu veículo furtado, o auxílio para uma cirurgia do jornalista Jairo Kuba e a participação na mobilização para conseguir recursos para a prótese para um policial militar que teve a perna amputada.