Lucas Lovat, ex-lateral esquerdo do Grêmio, viveu nos últimos dias uma das situações mais inusitadas provocadas pela pandemia do coronavírus no futebol. Ele, que defende o Slovan Bratislava, da Eslováquia, teve que ficar totalmente isolado em um quarto de hotel nas Ilhas Faroe por uma semana.
Isto porque o seu time viajou para a cidade de Klaksvik, de apenas 5 mil habitantes, que é a sede do Kí Klaksvik, campeão das Ilhas Faroe, arquipélago próximo da Islândia, formado por 18 ilhas e que tem um total de 48 mil habitantes, para o jogo da primeira fase preliminar da Liga dos Campeões da temporada 2020/2021. Isto mesmo, enquanto o Bayern de Munique faturava o título da temporada 2019/2020, a próxima edição já tem jogos em andamento.
O problema é que quando o Slovan chegou nas Ilhas Faroe, um dos integrantes da delegação, que não foi identificado, teve divulgado teste positivo para coronavírus. Isto provocou pânico no pequeno arquipélago, que não teve nenhum caso do vírus detectado em seus habitantes.
Por ordem da UEFA, todo o grupo de jogadores do Slovan foi colocado em quarentena dentro de um hotel. Um novo avião fretado, com outros 21 jogadores (todos com resultado negativo para covid) saiu de Bratislava para as Ilhas Faroe. O Slovan mandou praticamente um novo time para jogar. Mas não adiantou. As autoridades locais mandaram a nova delegação ficar também em quarentena e o jogo não foi permitido.
Os dirigentes do Slovan reclamaram muito do tratamento recebido e dos policiais locais, que não deixaram ninguém sair dos quartos. No sábado (22), após 7 dias de isolamento, a delegação retornou para Bratislava. Sem jogo. E com tudo indefinido. O time das Ilhas Faroe quer ser declarado vencedor. O time da Eslováquia quer o jogo agora em campo neutro. A decisão está com a UEFA.
Lucas Lovat chegou em 2016 para integrar o grupo de transição do Grêmio em uma troca por Lucas Coelho com o Avaí. No ano seguinte, o Avaí pediu o retorno do lateral-esquerdo, que era muito bem avaliado pela comissão técnica gremista. Aos 23 anos, está em sua segunda temporada no Slovan Bratislava. Após o susto nas Ilhas Faroe, está de volta para retomar a sua rotina na Eslováquia.