A notícia da publicação da Medida Provisória que altera a configuração da negociação de direitos de transmissão do futebol brasileiro chamou a atenção para a relação próxima e influência do Flamengo com o governo federal.
A avaliação de especialistas em direito esportivo é que a MP será importante para o clube carioca, que poderá faturar ainda mais do que os seus concorrentes com direitos de TV. Diante desta situação, o debate está aberto: seria bom para o futebol brasileiro a supremacia financeira do Flamengo?
A primeira avaliação é de que o Campeonato Brasileiro poderá perder a graça se o grande campeão de 2019 aumentar ainda mais a sua distância para os outros. E se acontecer aqui o que estamos vendo na Alemanha e na França? O Bayern de Munique acaba de se tornar campeão alemão pelo oitavo ano consecutivo. O PSG ganhou nos últimos sete anos.
A questão é que o Flamengo não se preocupa com um possível desequilíbrio aqui. Pelo contrário. A ideia é dominar ainda mais o futebol brasileiro. E mais do que isso, o projeto é se tornar o primeiro "superclube" do futebol fora da Europa.
O plano é ousado, e o objetivo é brigar com as potências mundiais. Para isso, o Flamengo já está cada vez mais próximo da Fifa. O clube deverá ser confirmado como integrante da Associação Mundial de Clubes, que foi criada pelo Real Madrid.
O objetivo de Gianni Infantino, presidente da Fifa, é incentivar o crescimento de clubes de fora da Europa. Por trás disso, está o seu grande projeto, que é o Supermundial de Clubes, com 24 participantes de todos os continentes, e que será disputado de quatro em quatro anos. A primeira edição será em 2022, na China.
Para o projeto da Fifa dar certo, será preciso surgir clubes com capacidade de enfrentar os gigantes europeus. E o Flamengo é o grande candidato — como fez contra o Liverpool, no final de 2019, no Catar.
Apesar das críticas sobre como algumas coisas são conduzidas, o Flamengo não vai colocar o pé no freio. Será difícil segurar esta potência, porque o plano é ambicioso. Teremos que acompanhar com muita atenção o que vai ocorrer no futebol brasileiro.