A notícia da venda de Alex Telles do Porto para o PSG significa a possibilidade de receita extra para Grêmio e Juventude, que participaram do processo de formação do atleta. A informação foi trazida pelo jornal A Bola, de Portugal, que informa que a transação está sendo fechada em 25 milhões de euros.
No entanto, ainda será preciso esperar mais um pouco para se ter a confirmação desta negociação. Pelo que apurei, Alex Telles sabe do interesse do PSG, mas ainda não recebeu a proposta salarial oficial para fechar a sua parte, e assim confirmar a transferência.
Se tudo for finalizado, o Grêmio receberia 125 mil euros (cerca de R$ 730 mil) através do mecanismo de solidariedade da Fifa. O Juventude teria uma parcela maior, já que ele ficou mais tempo no Alfredo Jaconi. O valor ficaria em 750 mil euros (R$ 4,3 milhões).
Para o Juventude, a quantia seria suficiente para bancar a folha de pagamento do grupo de jogadores durante toda a Série B do Campeonato Brasileiro. Para o Grêmio, seria possível pagar o salário de um jogador de primeira linha por um mês.