A entrevista de Kannemann teve forte repercussão na Arena. Nesta sexta-feira (17), o zagueiro se manifestou sobre a demissão de sete profissionais do clube, incluindo preparador físico, preparador de goleiros, assessor de imprensa, fisioterapeuta, nutricionista e fisiologistas. Ele disse que "dá raiva ver gente que sempre se doou para o trabalho sair, e outros, que não dão este plus, permanecerem".
Esta resposta representa também o sentimento de outros jogadores do clube. No vestiário, a repercussão das saídas não foi boa. O recado de Kannemann foi direto. Existe uma insatisfação com a maneira como algumas coisas estão sendo conduzidas.
No CT Luiz Carvalho, a unidade do trabalho é total. Na sede dos treinamentos ficam os campos, vestiários, salas de musculação, fisioterapia, departamento médico, salas da comissão técnica e escritórios dos diretores do departamento de futebol.
No momento, os cargos de vice de futebol e diretor de futebol estão vagos, mas o executivo Klauss Câmara trabalha diariamente no CT. Neste local, o ambiente é de harmonia.
O descontentamento de Kannemann e de outros jogadores está bem próximo dali, na Arena, onde ficam importantes dirigentes do clube. Lá, está a estrutura administrativa do Grêmio, com as salas da presidência e conselho de administração.
Esta é a insatisfação, que na verdade começou em 2019, quando o Renato Portaluppi já tinha reclamado de interferência no trabalho de futebol ao falar que "no CT é o pessoal do futebol que toma conta". O técnico estava se referindo ao processo de contratações, mas deixou clara a diferença de pensamento em relação ao que ocorre no CT Luiz Carvalho e nos gabinetes da Arena.
A decisão das demissões foi uma avaliação da direção, que tem total convicção na necessidade das mudanças — mesmo que tenha sido criado um desconforto.
O presidente Romildo Bolzan, que já se manifestou sobre a entrevista de Kannemann, irá trabalhar nos bastidores para contornar a situação, reafirmando os critérios utilizados pelo clube para fazer as mudanças. E os jogadores precisarão entender isso.