Rafael Barleze, coordenador científico do Inter, será uma das atrações do Barça Sports Nutrition Conference, um dos principais eventos de nutrição esportiva do mundo, que será realizado no Camp Nou em 9 de outubro.
O profissional gaúcho, de 36 anos, está se destacando pelo trabalho realizado nesta área no Inter e chamou a atenção dos profissionais do Barcelona e organizadores do evento.
Suas estratégias de atuação começaram a aparecer no futebol quando ainda era autônomo e atendia vários jogadores do Grêmio, como Douglas (hoje no Avaí), e Arthur (atualmente no Barcelona), e também atuava como consultor do Athletico-PR.
Atento a todos os detalhes de preparação do futebol, o vice de futebol do Inter, Roberto Melo, procurou Barleze em 2017 e oficializou uma proposta para que o trabalho fosse exclusivo no clube. Após o acerto, o profissional começou a procurar concentrar todo o foco no aproveitamento dos recursos ergogênicos para melhorar a performance dos atletas. Isto inclui questões como tipos de treinos, suplementos, controle de sono e uso de software.
O resultado foi a melhora significativa nos índices de desempenho físico dos atletas e diminuição de lesões. Em março deste ano, também começou a desenvolver um trabalho com Marcelo, lateral-esquerdo do Real Madrid. A solicitação foi feita pelo clube espanhol, e foi autorizada por Roberto Melo e Rodrigo Caetano. Barleze explica como será a sua participação em um dos principais congressos esportivos do mundo:
— A solicitação que eles me fizeram é para mostrar como é o trabalho diário, como é executado todo o processo no Inter. Desde como os atletas são monitorados, com os exames iniciais feitos pelo departamento médico, onde utilizamos biomarcadores para avaliar como está o organismo do atleta, até chegar a construção deste material individualizado, que passa por alimentação, controle de sono e controle de stress. E também, como é feita a avaliação de acordo com o trabalho construído. Este trabalho tem três pilares: o primeiro é descobrir como o metabolismo do atleta interage com os processos. Depois, como se pode implantar o trabalho na vida do atleta, para que realmente seja aplicado diariamente, e por fim, como ele pode fazer isso de forma prática, em casa, nas viagens, para que ele não se sinta excluído das outras pessoas no convívio social. Os atletas mais velhos estão tendo o benefício de prolongar a carreira, diminuindo as lesões. E com os atletas mais jovens, conseguimos otimizar o processo de maturação deles.
O coordenador científico do Inter recebeu o convite diretamente do Barcelona durante a parada dos jogos dos clubes brasileiros para a Copa América. O Barça Sports Nutrition Conference é organizado pelo Barça Innovation Hub, Centro de Conhecimento e Inovação Desportiva, projeto do Barcelona que pretende contribuir para transformar o mundo através de excelência desportiva usando o conhecimento e inovação, valorizando o conhecimento do clube catalão acumulado ao longo de décadas, em saúde, nutrição, desporto de alto rendimento, patrocínio, meio digital e todos os aspectos relacionados ao esporte e seu impacto social.
O critério utilizado para os convites é a escolha, de acordo com a avaliação do Barcelona, das referências de cada área. Neste caso específico, Barleze está na vanguarda da nutrição esportiva do mundo. O evento será realizado no próprio Camp Nou, e terá a participação de nomes como Franchek Drobnic (Barcelona), Antonia Lizarraga (Barcelona), Neil Welsh (Liverpool John Moore University, Inglaterra) e Asker Jeukendrup (MySportSciense, Inglaterra).