A avaliação sobre a possibilidade de permanência ainda não começou, mas logo o assunto vai ganhar força. Afinal, o Grêmio segue com resultados positivos e já estamos entrando em setembro, com a temporada chegando na reta final.
Será que Renato pode ficar no Grêmio mais uma temporada? Repito, este assunto ainda não está sendo tratado, até porque o clube tem jogos extremamente importantes pela frente. Mas pensar na possibilidade de permanência por mais uma temporada não é algo tão absurdo assim. E seria histórico.
Renato está no Grêmio desde 2016, com títulos como Copa do Brasil, Libertadores, Recopa, entre outros. O técnico coleciona conquistas e bate recordes. Se ele ficar, será algo extraordinário. E três motivos podem colaborar para isso:
- A permanência de Romildo Bolzan Júnior como presidente do clube. O técnico tem uma relação diferenciada com ele, e sempre ressalta a importância do seu trabalho para o sucesso do clube.
- Renato já deu provas que é possível manter o ciclo vitorioso pelo quarto ano consecutivo. Independentemente dos resultados do final deste ano, ele já conseguiu colocar o Grêmio nas semifinais da Libertadores e Copa do Brasil. Para o técnico, saber que pode manter o grupo de trabalho no topo é fundamental.
- Com a conquista da Copa América, Tite ganhou força para as Eliminatórias da Copa de 2022, e começa com maior tranquilidade o projeto para o próximo Mundial. Renato nunca escondeu o sonho de treinar a Seleção, mas, neste momento, não existe possibilidade de a CBF fazer proposta.
É claro que é preciso aguardar a movimentação do mercado e as possíveis propostas de outros clubes que devem surgir. Também é importante ressaltar que Renato só irá tratar da renovação em dezembro. Como sempre fez. Em todas as renovações, a questão sempre foi muito bem conduzida por ele e seu procurador, Gerson Oldenburg. E, nos últimos anos, terminou com final feliz. Para 2020, ainda não é possível ter esta certeza. Mas a permanência não é algo tão impossível assim.