A venda dos direitos de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro para o Exterior virou uma grande confusão. Apos o fracasso nas negociações com BR Foot e Prudential, a empresa Sport Promotion venceu a concorrência organizada pela CBF para comercializar a transmissão das partidas no resto do mundo.
O problema é que, justamente na semana do início da competição, a Sport Promotion tentou colocar uma nova cláusula no contrato, incluindo os jogos do Campeonato Brasileiro em um site de apostas, explorando a imagem dos clubes.
Aí que surgiu o problema. Houve um "racha" entre os dirigentes das equipes da Série A. A maioria não se importou com a alteração contratual. A ideia é pegar logo o valor acertado, que é de R$ 160 milhões por ano (cada participante fica com R$ 8 milhões). Mas alguns clubes, como Palmeiras, Cruzeiro e Athletico-PR, já avisaram que não aceitarão a mudança no contrato original.
No Grêmio, a ideia também é não assinar. O entendimento é de que é necessário um acréscimo no valor oferecido pela empresa. No Inter, a situação ainda está sendo avaliada, e uma decisão será tomada nos próximos dias.
A CBF gostaria de ver a questão resolvida rapidamente. Por enquanto, segue o impasse.