A semana foi importante fora de campo para o Grêmio, com a presença do presidente Romildo Bolzan na sede da Conmebol, no Paraguai, participando de reuniões com os representantes dos quatro clube semifinalistas da Libertadores.
Entre os assuntos tratados estão o pacto pelo Fair Play e absolutamente tudo sobre sobre a organização das partidas de ida e volta, como detalhes envolvendo arbitragem, deslocamentos e preços de ingressos.
Além disso, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, convidou os quatro presidentes para um jantar na sua casa, em Assunção. Participaram do encontro Romildo Bolzan (Grêmio), Daniel Angelici (Boca Juniors), Rodolfo D'Onofrio (River Plate) e Mauricio Galiotte (Palmeiras). O presidente eleito da CBF, Rogério Caboclo, também esteve no evento.
Durante a janta, Romildo bateu forte em uma das suas principais bandeiras: a organização do calendário do futebol sul-americano, diminuindo o prejuízo dos clubes.
Definitivamente, o benefício de chegar mais uma vez a uma semifinal de Libertadores supera as questões de campo. Do ponto de vista institucional e de força política, o ganho é extraordinário.