O Comitê Disciplinar da Fifa anunciou nesta sexta-feira a notícia de que o Atlético de Madrid foi punido com um multa de 52.500 francos suiços (cerca de R$ 205 mil) e advertência por violar o artigo 18 do Regulamento sobre o Status e Transferência de Jogadores (edição de 2014).
O motivo é que o clube foi considerado responsável por celebrar um contrato que permitia um terceiro influenciar a independência do clube em questões relacionadas a uma transferência.
Mais detalhes não foram divulgados pela Fifa, mas a imprensa espanhola informa que o caso envolve Cerci, atleta italiano que foi negociado pelo Atlético com o Milan. Um fundo de investimentos do Catar estava envolvido na operação, pois era dono de 50% dos direitos do atleta, o que é proibido pela entidade, que não permite mais que terceiros tenham percentual de jogadores.
A punição não envolve um valor alto, mas é um duro recado da Fifa, que atinge um dos clubes mais importantes da Europa.
Por aqui, as equipes do Rio Grande do Sul estão agindo como manda a lei. Da última vez que o Grêmio pediu ajuda ao investidor Celso Rigo, foi através de um empréstimo, sem envolver percentual de atletas. No caso do Inter, a contratação de Guerrero não teve a participação de Delcir Sonda. O recado está dado, e a dupla Gre-Nal tem que ficar atenta.