Com a vitória contra o Defensor, o Grêmio conseguiu a classificação em primeiro lugar no grupo 1 da Libertadores e a segunda melhor campanha entre todos os participantes.
Agora é só esperar o sorteio dos confrontos das oitavas de final, marcado para quatro de junho, na sede da Conmebol, no Paraguai.
O adversário será um dos oito segundos colocados. O que chama a atenção é a quantidade de argentinos entre as possibilidades. A situação é a seguinte:
Grupo 1: 2° colocado- Cerro Porteño (definido)
Grupo 2: última rodada nesta quinta-feira, e os quatro times (Atletico Nacional, Colo-Colo, Delfin e Bolívar) estão na briga pelo segundo lugar
Grupo 3: 2° colocado- Tucumán (definido)
Grupo 4: 2° colocado- Flamengo (definido)
Grupo 5: 2° colocado - Racing (definido)
Grupo 6: Estudiantes (Argentina) ou Nacional (Uruguai) que se enfrentam nesta quinta-feira, os argentinos precisam de uma vitória por dois gols de diferença
Grupo 7: se o Independiente vencer em casa o Deportivo Lara nesta quinta-feira será o segundo colocado
Grupo 8: 2° colocado - Boca Juniors (definido)
Portanto já são três argentinos confirmados em segundo lugar, e esse número pode subir para cinco. Outra possibilidade é a altitude de La Paz, caso o Bolívar consiga a vaga. E clubes tradicionais, como o Flamengo também estão no caminho. O certo é que o Grêmio fará o segundo jogo das oitavas em casa.