Estava analisando a súmula divulgada pela arbitragem depois da derrota por 2 a 1 do Inter contra o Flamengo e tive uma certeza. Eu também expulsaria Rodinei se fosse levar em conta somente o que Raphael Claus escreveu para justificar a decisão tomada com a interferência do VAR.
Não, não mudei de ideia. Sigo achando que o lateral colorado merecia receber somente o amarelo. O que estou chamando atenção é para o conteúdo do texto colocado no documento.
Claus explica o seguinte: "Expulsei o Sr. Rodinei Marcelo de Almeida, nº 22, da equipe do S.C. Internacional, por jogo brusco grave, atingindo com as travas da chuteira a perna de seu adversário Sr. Filipe Luís Kasmirski, nº 16, da equipe C.R. Flamengo, acima da linha do tornozelo na disputa de bola, torcendo o tornozelo e colocando em risco a integridade física de seu adversário".
Quem não assistiu ao jogo e se depara com esse detalhamento pensa imediatamente que Rodinei foi bem expulso. Essa justificativa está totalmente adequada com a aplicação de um vermelho direto.
O que quero é chamar atenção para a forma como Raphael Claus percebeu e interpretou o lance e apontar duas diferenças pontuais para a forma como vejo a infração.
A primeira é que Claus aponta que houve jogo brusco grave. Considero que houve uma entrada temerária, termo usado pelo livro de regras para definir uma infração de média intensidade. A segunda é que Claus fala que Rodinei atingiu Filipe Luís na perna acima da linha do tornozelo. Entendo que o ponto de contato foi outro. Rodinei acerta exatamente o tornozelo do adversário com as travas da parte frontal da chuteira, pois o calcanhar está apoiado no gramado no momento da infração.
Caso o calcanhar de Rodinei estivesse na altura do tornozelo de Filipe Luís e o contato das travas começasse ali para impactar realmente a perna do flameguista, mudaria completamente a visão que tenho do lance e estaria mais de acordo com o que está na súmula.
Não estou criticando a súmula feita pelo juiz. O que acho é que o texto apenas evidencia que Claus teve uma percepção diferente da que tenho ao olhar o vídeo do lance da expulsão.