A arbitragem teve um erro duplo na vitória por 3 a 1 do Grêmio sobre o Botafogo, nesta quarta-feira (14), na Arena, pela 16ª rodada do Brasileirão. O equivoco foi não perceber a irregularidade no primeiro gol gremista na partida, marcado por Diego Souza.
Na origem da jogada, o volante Matheus Henrique domina a bola com o braço esquerdo. O árbitro Luiz Flávio de Oliveira estava perto do lance e com a visão praticamente frontal da jogada.
Embora a infração não tenha sido percebida no campo, o VAR deveria ter interferido porque o toque de Matheus Henrique ocorre na origem da fase de ataque. É a partir da ação do volante que o Grêmio verticaliza a jogada até terminar dentro do gol.
Não houve algo que pudesse representar o começo de uma nova jogada ou alguma ação em que o adversário pudesse retomar a posse. É isso que determina se o VAR pode ou não interferir neste tipo de lance. A irregularidade precisa estar dentro da fase ofensiva e estava.
Por isso, esse foi o erro duplo da arbitragem. Por se tratar de um lance claro que não é percebido no campo e não é corrigido no vídeo.