O Grêmio voltou a vencer pelo Brasileirão na noite desta quarta-feira (14) em jogo em que, pelo menos por alguns momentos, demonstrou um bom futebol diante do Botafogo, na Arena. Diego Souza, no primeiro tempo, e Pepê, duas vezes na segunda etapa, garantiram o triunfo de 3 a 1 na partida válida pela 16ª rodada. Matheus Babi fez o gol dos cariocas.
Com a vitória, o Tricolor chegou a 20 pontos e deixou para trás o Alvinegro, que soma 18. A nota negativa da noite ficou por conta da expulsão de Diego Souza. Autor do primeiro gol e de uma bela assistência para Pepê, o centroavante acertou Guilherme Santos pelas costas e levou o cartão vermelho direto quando o placar ainda estava em 2 a 1. Com isso, o artilheiro gremista na temporada será desfalque diante do São Paulo no próximo sábado, às 21h, no Morumbi.
Protagonista da partida no segundo tempo com dois gols e belas jogadas, Pepê foi substituído nos minutos finais para entrada de Cortez. Ele tratou de tranquilizar a torcida e disse que sentiu apenas cansaço.
— Só senti a perna um pouco pesada pelo cansaço dos jogos, mas nada demais. O nosso segundo tempo foi excelente. Nós vínhamos conversando que precisávamos dar um pouco a mais e, felizmente, conseguimos fazer isso — afirmou o atacante.
O técnico Renato Portaluppi, que vinha reclamando dos desfalques, celebrou a volta da maior parte dos titulares. De acordo com o treinador, a vitória mostrou que o Grêmio pode cumprir a sua promessa de decolar no Brasileirão assim que contar com a equipe completa.
— Sempre falei para vocês que o Grêmio é forte com o time completo. Muitas vezes, a gente peca pelo entrosamento. Hoje, mesmo no intervalo, eu já estava elogiando a minha equipe porque o Grêmio estava com mais posse de bola, criando chances e dominando. Enfrentamos um adversário que nos causou dificuldade — afirmou Renato, que ainda fez um elogio ao preparador físico Márcio Meira, que vinha sofrendo críticas.
— O grupo todo está de parabéns pelo jogo de hoje. O Márcio (Meira), nosso preparador físico, também está de parabéns porque a nossa equipe hoje ficou com 10 e correu bastante — seguiu.
Enquanto a direção gremista ainda busca um centroavante no mercado, Renato terá de escalar o time sem um homem de área diante do São Paulo pela ausência Diego Souza. O treinador justificou a demora para o anúncio de um novo reforço porque o Grêmio só irá contratar se encontrar um jogador de qualidade comprovada.
— São coisas que acontecem (expulsões). Ainda não vi o lance. Depois que ver, vou conversar com o jogador. Essas coisas a gente resolve internamente. Já tenho no pensamento a equipe que vai enfrentar o São Paulo, quem vai substituir o Diego Souza. Nós não temos outro jogador com as mesmas características, paciência, mas já sei quem vai jogar. Infelizmente, a gente só tem esse jogador de área. Mas sempre falo para a diretoria que não adianta trazer por trazer. Temos de trazer alguém que vai agregar — apontou.
— Eu troco bastante ideia com a diretoria. Nós não estamos parados, mas o meu pensamento é não é aprovar um jogador que não venha para ajudar. Eu sou gremista acima de tudo e não quero um jogador para entrar na folha de pagamento e não agregar. Estamos procurando, mas é difícil encontrar no mercado. O torcedor pode ficar tranquilo que vamos trazer um jogador para ajudar. Nós não iremos trazer um atleta que é dúvida — completou.
O vice de futebol Paulo Luz chegou a dizer que a principal contratação do Grêmio foi a permanência de Pepê e ressaltou que a direção tem tomado todos os cuidados para não errar na busca por um novo reforço.
— A grande contratação feita pelo Grêmio até agora foi a manutenção do Pepê no clube. Tomamos todos os cuidados quando analisamos um jogador sendo responsáveis com o clube.
Se Diego Souza será desfalque, Kannemann deve reforçar o Grêmio diante do São Paulo no sábado. Jean Pyerre, que ficou no banco ontem, também será opção para o jogo no Morumbi.