Jogo tranquilo, 30 faltas e apenas dois cartões amarelos. Esse foi o resumo do empate em 1 a 1 entre Grêmio e Ypiranga, neste domingo (26), no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, pela 5ª rodada do Gauchão.
A arbitragem comandada por Érico Andrade ficou em segundo plano. Não houve polêmicas nas decisões do juiz e dos assistentes Michael Stanislau e Luiza Reis.
Só que um detalhe poderia ter mudado tudo isso e ter gerado a expulsão de Pedro Geromel no final do primeiro tempo. A história seria outra e a discussão também.
Aos 46 minutos do primeiro tempo, Leilson foi derrubado por Geromel na entrada da área quando corria para ficar na cara do gol. O jogador do Ypiranga teria a bola e Vanderlei pela frente. Érico Andrade apitou, mas não foi a falta. Sinalizou a infração anterior que foi o impedimento.
Lance difícil porque o lançamento partiu de dentro da grande área do time de Erechim e Leilson estava no lado oposto já à frente da linha divisória do gramado.
Diante de toda a falta de ritmo na retomada do futebol não seria um absurdo um erro da arbitragem no lance. Foi no detalhe que Geromel escapou da expulsão por um acerto da arbitragem.
Para efeitos de arbitragem, a distância entre um jogo tranquilo e um com polêmicas pode ser menor do que se imagina.